Topo
  • 13 de Maio de 2020
  • |
  • Categoria: Industrial
  • |
  • Autor: EMBAFLUX

Automação industrial, você precisa saber mais !

O que é a automação industrial ?

A automação é a aplicação de conceitos de elétrica, mecânica e pneumática para o controle de equipamentos, substituindo a execução de rotinas e práticas manuais por máquinas, desde as mais comuns e conhecidas no dia a dia como por exemplo a máquina de lavar roupas e o elevador, até uma linha de produção robotizada. Essas, no ramo da indústria, auxiliam na fabricação, embalamento, encaixotamento e paletização dos produtos, além de outros diversos setores das empresas proporcionando qualidade, desempenho e segurança. 

 

Mas afinal, por que automatizar? Quais as vantagens? 

 

Maior produtividade

Uma das vantagens na inserção de sistemas automáticos, se dá através do rendimento, que se potencializa e promove maior produção, eficácia e qualidade. Uma máquina bem ajustada faz a diferença, e este será o próximo tópico a ser levantado.

Qualidade na produção

Ao automatizar uma linha de embalamento, aumenta-se o nível de qualidade de toda esta etapa, desde a dosagem do produto até o processo de paletização. Reduzir a margem de erros é uma melhoria significativa para a indústria, afinal um erro é sinônimo de desperdício de dinheiro. Com um sistema automático basta configurá-lo de acordo com sua necessidade de produção e você poderá dedicar-se no aprimoramento do produto e oportunidades de melhoria. Outra vantagem é a padronização e precisão, que garante a implementação de programas de qualidade. Contando com isso, aumenta-se o nível de competitividade de mercado, criando novas oportunidades de expansão. Resumindo, você foca no que realmente importa, seu negócio.

 

Segurança

Os equipamentos seguem normas rígidas de segurança em seus projetos elétricos e mecânicos garantindo a segurança do operador da linha. Um exemplo é a NR12, norma altamente rigorosa que envolve diversos tipos de maquinário, como: máquinas para panificação e confeitaria, para fabricação de calçados, empacotamento, enfardamento e muitas outras. Neste artigo você pode ler mais sobre as normas e entender a importância de comprar uma máquina que segue essa norma, como uma embaladora EMBAFLUX.

 

Redução de custos

A automação industrial permite as empresas reduzirem custos em diversas áreas, na produção por exemplo, é capaz de reduzir erros e melhorar a performance de toda a empresa. Redução de custos é um dos principais benefícios que acompanham a compra de uma máquina automática. O investimento se pagará rapidamente e conforme a sua estratégia de negócios se encaixa com o novo sistema, as despesas mês a mês serão cada vez menores.

A economia de energia elétrica também é um ponto importante para a redução de custos. Os sistemas automáticos são criados de maneira a proporcionar a melhor eficiência energética possível, e também conforme a tecnologia evoluí, a redução aumenta e este é um exemplo do que acontece com os sistemas da indústria 4.0

É fato que a tecnologia está cada vez mais presente na vida de todos e estará cada vez mais dentro das empresas. A automação industrial nas linhas de embalamento é de suma importância para você alcançar resultados cada vez maiores.  Se interessou por estes sistemas de automação e gostaria de automatizar sua linha de embalagem e aumentar a produtividade? Caso queira começar a preparar a sua linha de embalagem para ser automatizada ou pretende aumentar a sua produtividade com novas máquinas, acesse PRODUTOS e conheça um pouco mais sobre as máquinas Embaflux. Caso tenha alguma dúvida você pode acessar também a aba CONTATOS e entrar em contato com um de nossos atendentes ou preencher nosso formulário de contato que ligaremos para você.

 

Compartilhe

Mais Posts

@embaflux